Minha proposta para constituição de carta de princípios do grupo românticos conspiradores
1) são valores para o grupo que deverão ser promovidos em qualquer de suas ações educativas: autonomia, solidariedade, responsabilidade e atitude democrática. Com relação à democracia, ressaltamos a idéia de resolver impasses por consenso, porque acreditamos que a busca do consenso é inteligente e promove o desenvolvimento pessoal e do grupo, mais do que o voto da maioria, principalmente em ambientes que se possam chamar de educativos.
2) toda atividade do grupo deverá objetivar a "formação de pessoas e cidadãos cada vez mais cultos, autônomos, responsáveis e solidários, democraticamente comprometidos na construção de um destino coletivo e de um projeto de sociedade que potenciem a afirmação das mais nobres e elevadas qualidades de cada ser humano." (retirado da carta de princípios da Escola da Ponte).
3) a tecnologia digital deverá ser utilizada pelo grupo, de modo a desenhar uma rede de conhecimento e de aprendizes que possam usufruir das novidades para a mente e para as comunicações; o grupo deverá ser capaz de utilizar as tecnologias da informação fluentemente, deixando de fazer um uso pobre, centrado em pesquisas que na maioria das vezes não interessam ao educando, ou em apresentações de slides. É necessário pensar sobre como as tecnologias da informação influenciam o conhecimento e o conhecer.
4) toda ação educativa deverá ter início com um desejo do educando; novos métodos, modelos e instrumentos de avaliação e acompanhamento do processo educativo deverão ser construídos para estar disponíveis, principalmente para os educandos e também para seus pais e educadores, quando a responsabilidade por sua educação ainda estiver a cargo de outras pessoas que não ele próprio.
5) há que haver a crença não na educação, mas sim no educando e em sua vontade de aprender.
6) há que se deixar de valorizar tanto o ensino, há que se valorizar a aprendizagem de todos.
7) todos devem poder aprender a ler e se expressar em português e inglês, no mínimo, e devem poder dominar as tecnologias de informação como forma de expressão e acesso à construção de conhecimento.
8) deve ser dada a todos a oportunidade de pensar usando tecnologia digital. Computadores devem ser considerados sapatos e não fitas no cabelo. Dá para andar sem sapato? Dá. Mas não é luxo.
9) Os ambientes por onde passam os educandos devem ser estimuladores de seu desejo de aprender.
10) O modelo de ser humano é do ser humano que gosta de aprender, e que gosta de distrair-se, mas nunca o de um ser indolente que precisa ser estimulado constantemente, vigiado e punido ou recompensado para que se desenvolva.
11) Reconhecemos que o modelo de escola fordista, onde os alunos são separados por idade e o conhecimento por blocos ligados sequencialmente deve ser abandonado, visto que as indústrias essencialmente fordistas funcionam melhor com robôs (vide a indústria automobilística) e seres humanos não devem ser reduzidos a robôs. Os estudantes devem ser livres para escolher em que atividades se engajar, e os ambientes educacionais devem se reorganizar para atender interesses variados. Chega de gente sofrendo em escola (serve para os atuais alunos e professores).
12) As crianças devem ser tratadas como pessoas inteligentes e que tem/podem ter acesso à informação de boa qualidade e devem exercitar seu senso crítico. O contato com adultos e outras crianças deve ser agradável, companheiro e respeitoso e todos devemos ser aprendizes.
13) os professores devem descer do pedestal e rever atitudes e posicionamentos; não devem ser escravos e não devem ser deuses, devem ser humanos que gostam de aprender, que duvidam, que se informam e que gostam de compartilhar conhecimento. Não devem assumir o papel de cuidadores, mas devem se sentir responsáveis e agir responsavelmente com qualquer criança/adolescente que encontrem no caminho.
14) o grupo deve ser capaz de propor cursos de formação para educandos e educadores, de forma a ajudar a transformar a idéia corrente de "eu ensino, vc aprende" em "todos aprendemos, porque consideramos o conhecimento importante/interessante para a vida humana."
15) Devemos assumir que é impossível todos saberem tudo, e que é importante promover redes de troca de conhecimento, redes de talentos e de competências.
16) É urgente a revisão dos "conteúdos a aprender", levando-se em consideração as tecnologias da informação; não é mais possível aceitar que, por exemplo, um físico de renome internacional afirme que a física que se ensina nas escolas não está só errada, mas impede que as pessoas que assim aprendem possam sequer compreender o se entende como verdadeiro na física atual; ou que um matemático afirme que as escolas continuam chateando as crianças com uma parcela ínfima da matemática, quando as atuais tecnologias de informação permitem que as pessoas aprendam coisas bastante mais relevantes no campo da matemática; ou ainda que as crianças passem anos na escola e saiam ignorantes. O que é mesmo importante saber para continuar sempre a aprender?
17) é necessário que as pessoas parem de se referir ao trabalho das crianças como "trabalhinho", aos professores como "tia", ao resultado do trabalho como "uma gracinha".
18) o verdadeiro amor pelas crianças, pelos adultos e pelo conhecimento deve prevalecer.
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O texto acima é a minha particular contribuição para a constituição da carta de princípios do grupo do Rio.
O grupo Românticos Conspiradores é um grupo que vem se constituindo em vários estados brasileiros, e que tem sua origem numa iniciativa de
José Pacheco , ex-diretor da Escola da Ponte .
Outros links importantes para conhecer o grupo:
Site Nacional
Blog Nacional
Blog da lista de discussão RJ
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