historinhasdamoleque

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Natal na Noruega, contado pela Cidinha

Pessoal,

Vou compartilhar como acontecem as comemorações do Natal por estas bandas tão geladas.

A cidade está toda enfeitada. Tudinho mesmo. Tem árvores de Natal em todas as praças, esquinas e ruas. As casas colocaram luzes e no centro, nas ruas principais, colocaram vários enfeites nos postes.

As lojas estão em promoção (com até 50% de desconto) e só se fala em Natal. E, por todos os cantos tem coral de Natal, na rua mesmo.

Na noite do dia 24/12 tem um jantar singelo (peixe com batata), o almoço do dia 25/12 é mais importante e os presentes só são abertos no dia 26/12 quando a família volta a se reunir para mais um almoço, o "boxing day", que significa confraternização de Natal.

Ah! Sabem como é o peixe que eles comem na noite de Natal? Ele fica de molho 3 meses na soda cáustica. Depois em ervas e é servido no Natal. Tem um saber forte, mas todos comem, seguem a tradição. Geralmente, é preparado pelos membros mais velhos da família. No almoço do dia 25/12 tem porco (uma parte da costela que eles chamam de ribbe), com batatas, pão, ervas finas e bacalhau. Mas, não é o salgado. É o fresco.

Algumas pessoas também fazem carneiro (a coxa defumada) ou alce. Tem um refrigerante (julebruss) que só se bebe no Natal (nós compramos, mas eu não gostei porque é doce demais). Como sobremesa tem arroz doce, canebolla (pão feito com recheio de canela) e bolo de natal com frutas secas, nozes e marsipan. Ainda não vi panetone.

Na tarde do dia 24/12 é tradição ir à igreja. Mas, não sei se seguem. Sei que seguem as semanas do advento, porque colocam trigo na entrada das casas. As guirlandas são comparadas às coroas do advento. Mas, também tem a cultura pagã, com as cabras (julebukk) trazendo os presentes, como acontecia na época dos vikkings, porque acreditavasse que ela nascia e morria novamente na noite de Natal.

A decoração da casa é muito engraçada, porque eles trocam tudo. Tem cortina com papai noel, papel higiênico com guirlanda, almofada vermelha com bola branca, pano de prato com estrelas, etc. A árvore é cortada na floresta no início do mês e a família se reúne para enfeitá-la. É um evento! Os enfeites possuem muita luz, brilho, mas o adereço mais importante são as velas. Muitas velas! Tem dois enfeites que ficam nas janelas das casas, um no formato de velas e outro são as estrelas. Também usam flores, como tulipas, para darem um ar festivo na casa.

Eles preparam o peppercake (bolo de pimenta, biscoito, em formato de temas natalinos) em família, que serve de adereços para árvore e para casa. Dezembro é o mês das comemorações porque, em algumas casas, acende-se uma vela para contar os dias que antecedem o Natal, depois de apagar aquele período, cada criança da casa recebe um presentinho (chocolate, moeda, dinheiro). Isso acontece até o dia do Natal. Contagem regressiva!

Eles também comemoram o dia de Santa Luzia (13/12), que aqui chamam de Santa Lucia. As crianças se vestem como a santa, tem coral e homenagens. Como é a santa protetora dos olhos, o dia é conhecido como o dia da luz. Eles fazem a festa das luzes, principalmente, nas escolas. As crianças se vestem com uma túnica branca e uma delas recebe uma coroa de luz. Daí tem uma procissão, todos de velas nas mãos, a caminho de um lugar escuro, as crianças cantam e saudam Santa Lucia. Depois é servido um café da manhã com lussekkater (um bolinho fresco).

Beijocas,
Cidinha
----

Marcadores: ,

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 11:21 AM