historinhasdamoleque

segunda-feira, junho 23, 2008

João Victor, água, alga.


Enquanto fazia o trabalho sobre os monstros do oceano profundo, o João Victor (5 anos e 9 meses), conversava comigo. Num momento ele quis se referir a algo, e ficava me olhando e falando "água". Eu não sabia o que ele queria dizer, mas sabia que não era "água", porque ele estava fazendo um esforço que não faria se a palavra desejada fosse "água" mesmo. Tão bonitinho se esforçando e ele acabou desistindo e se conformando: "Eu não sei falar isso mesmo." E foi aí que eu vi que era "alga"! Ele ficou muito feliz porque eu descobri a palavra e consegui ajudá-lo a se comunicar. Repetimos o som das duas palavras, escrevemos as duas palavras, reparamos bem a diferença.

É muito legal e surpreendente lidar com alguém que ainda se atrapalha com água e alga. E ajudar alegra e dá sentido à vida.

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 9:44 AM