historinhasdamoleque

sexta-feira, abril 30, 2010

"Entre les murs" e porque não quero comentar o "Entre os muros da escola" II


"Entre les murs" foi o filme que eu disse que não ia comentar. Assistam. Só para ver como é tudo a mesma falta de diálogo, de respeito, de alegria. Na França. A quilômetros daqui. Tudo igualzinho. A sala dos professores chega a dar até nervoso. Quando meu pai era professor do Salesianos, aqui em Niterói, há 40 anos atrás, era a mesmissíssima coisa. Eu atribuo tudo isto à organização dos ambientes escolares como linhas de montagem, solução que, na minha opinião, se ainda serve para alguma coisa, serve para coisas fazendo coisas. Já é chato à bessa para os operários que não podem pensar em nada além daquela mínima coisa que está fazendo, sub-humano até não poder mais... Imagina colocar a mesma lógica pros dois lados: "professor" e "aluno". Quanto menos pensarem, melhor. Tudo igual para todo mundo, tudo medido, e no final uma hipocrisia e uma falta de resultado real que assusta e revolta.

Eu não vou comentar porque decidi que não perco mais tempo falando sobre o que não acredito. E eu não acredito que possa surgir algo bom a partir do que existe hoje nas escolas daqui ou da China.

Daqui para a frente, eu só vou construir o que acredito.

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 9:11 AM