historinhasdamoleque

segunda-feira, abril 12, 2010

"Game over no morro do Bumba."

Ontem, no Fantástico, vi e ouvi um moleque falar assim, olhando para o que restou da comunidade em que vivia: "Game over no morro do Bumba."

E eu sorri. E entendi o que ele queria dizer. E muitas serão as pessoas que entenderam o que ele quis dizer. A linguagem dos jogos de computador está nas nossas vidas e linguagem é mais do que falar. É pensar. É construir realidade.

Apesar de entendê-lo a ponto de sorrir, senti, entretanto, o desconforto causado por uma descrição que, embora apropriada, é cruel.

Imagino que ele, morador, adolescente, olhando de frente para tudo aquilo que aconteceu com a comunidade onde morava, estaria apavorado. E, se ligado emocionalmente à realidade da comunidade dele, solidário. O "game over" só cabe como defesa do medo, ou se imaginarmos que o menino está vivendo uma realidade imaterial.

Hoje, grande parte da nossa mente interage com informações apenas, informações que nos chegam através de imagens e sons vindos de longe, sem materialidade além da realidade criada por todas as nossas mentes juntas. Imagine-se a confusão. Que realidade podemos criar ouvindo apenas sons ou vendo as coisas através de telas minúsculas? O que senti ao ver o Morro do Bumba na TV não chegou perto do que senti ao ver as laterais da Estrada da Cachoeira escorridas, muito maiores do que eu. E eu tenho certeza que a tragédia no Bumba foi muito maior.

Até pouco tempo, as informações que construíam o nosso mundo virtual chegavam de alguns poucos para muitos. Hoje, as pessoas podem ter a experiência de controlar totalmente coisas que são feitas só de informação. No mundo dos jogos eletrônicos, os meninos aprendem a viver, a sentir e a controlar realidades virtuais.

Tomando-se a construção das realidades virtuais como caminho irreversível, é sempre preferível que o poder esteja nas mãos de todos. O que causa preocupação é o destacar-se da dor. Separar-se da compaixão. Isto é o que preocupa.

Apesar de compreendermos o que o menino quis dizer, é importante destacar a diferença entre um "game over" e a tragédia no morro do Bumba: dor, muita dor, muita tristeza.

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 6:57 AM

3 Comments:

At 3:45 PM, Blogger Leon said...

hahaha nao conheco vc nem seu blog.
mas procurei "game over no morro do bumba e achei isso aqui"
realmente eu ri quando ouvi o carinha falando isso.
ele nao tem noçao do que era aquilo.

 
At 9:32 PM, Blogger Bruno said...

hehe :] parabens leila, seu post é interessante ou no minimo intrigante, e ele virou link numero 1 do google se pesquisar por "game over no morro do bumba." xD q sorte em ? x] bom blog p vc ^^

 
At 2:30 PM, Blogger Unknown said...

Assim como eu, o meu primo "o carinha" estamos apavorados com o que tinha acabado de acontecer perdemos amigos e vizinhos de ANOS...

 

Postar um comentário

<< Home