historinhasdamoleque

quinta-feira, junho 23, 2005

Hoje não

Quinta e sexta eu não convivo com as crianças. Fico trabalhando, revendo trabalhos, trabalhando sobre o trabalho, procurando software, estudando, ou cuidando da adminstração da moleque de ideias.

Ontem gostei de publicar o que a Letícia disse sobre mim. Devo confessar que primeiro salvei como rascunho, não tive esta coragem toda. Mas - não sei precisar o momento do envio - está lá, publicadíssimo.

Dente de jacaré, juba de leão, credo! Mas foi muito bacana dar voz (e texto) à Letícia (4).

É difícil, mas tem coisas aí que são verdadeiras. Como também é verdadeiro que o Tiiiiiaaa é chato demais.

Eu adorei mesmo foi ela dizer "sempre de colar sempre de pelo", repetindo o sempre. Eu amo o jeito como eles falam!

E também como escrevem.

Ontem a Mariana (6) escreveu, depois de colorir uma figura do Piu-Piu: "eumave Piu e a psarino". Queria dizer "era uma vez o piu-piu e uma passarinha". Mais tarde ela escreveu PICZA por Princesa e eu fiquei encantada. Ao mesmo tempo, fico em dúvida: eu não quero corrigir porque me parece muito destrutivo, até maldade com as crianças, mas ao mesmo tempo tenho medo de estar deixando as crianças gravarem formas erradas, e de estar fazendo mal a elas mesmo. Tenho optado por deixar permanecer a codificação que a criança expressou (principalmente nesta fase da alfabetização), elogiando muito, demonstrando meu encantamento pela graça que é e pelo que representa o esforço e o sucesso da codificação, e então, às vezes ainda meio incomodada e constrangida, acrescento mais alguma informação (h depois do n prá fazer o som do nha, por ex) assim de leve, como uma coisa que não tem esta importância toda, e achando que talvez seja bom para elas.

Outra coisa que não pude deixar de notar foi que eu estava bem reclamona esta semana. Vejamos na próxima. Pela minha experiência, vou registrar momentos muito legais aqui.

Marcadores: ,

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 3:05 PM