historinhasdamoleque

quinta-feira, maio 27, 2010

O primeiro da fila.

Aqui na Moleque de ideias as crianças pequenas disputam o primeiro lugar em filas que muitas vezes desnecessariamente querem formar. É uma coisa de loucos. Quando vêem que a sessão está no fim, muitos correm para a porta e ficam lá grudados como lagartixas e, muito frequentemente, adotam a agressão física para afastar qualquer outro pretendente ao seu posto de Primeiro. Crianças bem pequenas, a partir de 4 anos de idade, já agem assim.

Adoto sempre a reflexão com eles. No cacete é que não vão decidir as questões porque isto muito primitivo. E também não vamos resolver por maioria. Será por consenso, ou por algo que alivie a todos. E juntos, envolvendo sempre os que quiserem participar. Quem faz realmente questão de ficar "na frente"? Qual a motivação desta pessoa? Será porque instintivamente é melhor não ter ninguém à nossa frente? Eu imagino que o hábito de classificar, premiar e punir de acordo com a classificação intensifica este desejo de ser o primeiro. E se há um primeiro, todos os outros estão excluídos, como bem lembrou o Eric hoje, no papo da manhã. Socialmente, é o fim.

Aqui na Moleque procuramos sempre ouvir, respeitar e atender os desejos de cada um. Agimos sempre que surgem conflitos de interesse, procurando incentivar a todos a aplacar a violência contra si próprio e contra os outros. Como podemos atender os desejos de todos? Qual a necessidade de se fazer uma fila neste ou naquele momento? Tem que ser fila mesmo? Se sim, como estabelecer a ordem? Como decidir a favor de alguém quando dois ou mais desejam a mesma coisa?

O tempo é um aliado favorável. E as crianças adoram conversar sobre a vida e viver em paz.

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 1:34 PM