historinhasdamoleque

terça-feira, julho 05, 2005

Seymour Papert

Na última sexta à noite fui ver a palestra do Prof. Seymour Papert na PUC. O Professor Papert é criador do grupo de Inteligência Artificial no MIT ( Massachussets Institute of Technology). Veio ao Brasil apresentar ao Presidente Lula o projeto do "Laptop de US$ 100,00".

A palestra foi muito interessante e duas afirmações me chamaram a atenção:

- laptops não tem que ser necessariamente caros, mas hoje são feitos para serem caros. Reduzindo certos padrões de qualidade e marketing, poderíamos oferecer às crianças o que realmente podemos chamar de inclusão digital. O computador é dela, não estará preso dentro do laboratório da escola, nem será usado apenas uma vez por semana.

- também me fez pensar o que ele disse, como matemático que é (Cambridge, 1954 - 1958), que o que é ensinado hoje nas escolas representa 1 bilionésimo do que é a Matemática, e perguntou por que será que este bilionésimo é o que é escolhido e repetido às crianças hoje em dia.

Disse que depender de uma máquina de calcular é como depender de óculos, e que hoje, computadores conseguem representar objetos matemáticos de tal maneira que reduzem em muito a capacidade de abstração necessária para entender problemas como os da economia, que antes só podiam ser representados por gráficos complexos, e hoje podem ser objetos de simulação (creio que a linha SimCity é um bom exemplo). Ou seja, as crianças podem, ao invés de exercitarem algoritmos de multiplicação à exaustão, entender que existem, usar as máquinas processadoras de cálculos, e colocar a mente para pensar de modo superior.

Os laptops de US$ 100,00 são uma ferramenta de acesso à informação e à criação para as crianças que irão construir este mundo à sua moda. Com certeza, capacidades como o equilíbrio, a crítica e o juízo continuarão sendo necessários, como sempre foram. E é claro que, quanto maior a autonomia de acesso à informação, maior a necessidade destas.

É aí que eu vejo o papel do adulto como importante. Impulsionar as crianças a criarem, a se observarem, a se conhecerem e a ter respeito pelo outro e por si mesmas. Paz, amor, conhecimento, liberdade... E laptop baratinho!

Marcadores: ,

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 12:20 PM