historinhasdamoleque

sexta-feira, maio 19, 2006

+ Rubem Alves e Escola da Ponte

trabalho do Matheus Nóbrega, 8 anos, moleque de idéias










+ trechos do livro "A Escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir", de Rubem Alves, leitura recomendada no curso Fazer a Ponte:

a poesia de Fernando Pessoa:

"Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal? Por te cruzarmos quantas mães choraram, quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador tem de passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu."

idéias do Prof. Pedro Barbas Albuquerque, professor auxiliar do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho e Consultor do Centro de Formação Camilo Castelo Branco

... os professores ..., quanto à relação que estabelecem com os computadores, ... podem ser divididos em três montinhos: os que complicam (os sábios), os que aplicam (os práticos) e os que implicam (os renitentes).

(Não concordo, mas achei engraçado)

e do próprio Rubem Alves:

(,...) que compreenda como os saberes são gerados e nascem. Uma escola em que o saber vá nascendo das perguntas que o corpo faz. Uma escola em que o ponto de referência não seja o programa oficial a ser cumprido (inutilmente), mas o corpo da criança que vive, admira, encanta-se, espanta-se, pergunta, enfia o dedo, prova com a boca, erra, machuca-se, brinca. Uma escola que seja iluminada pelo brilho dos inícios.

E agora eu: está sendo bom demais fazer este curso, ler tanta coisa legal, conhecer pessoas, alimentar minha mente com delícias que só fazem bem!

Marcadores:

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 7:31 AM