historinhasdamoleque

sexta-feira, maio 12, 2006

Curso on-line sobre a escola da ponte

Comecei a fazer um curso on-line e vou usar o blog como caderno de anotações. O curso será com os professores da escola da Ponte . Quem se interessar pelo curso pode obter mais informações em aquifolium/ponte, só começa dia 15/05.

Hoje recebemos um texto muito bom sobre administração do tempo. Elemento importante de se dominar quando estamos querendo estudar. Achei que tem tudo a ver com as crianças da moleque de ideias. O fato delas escolherem o que vão fazer, e os caminhos que vão seguir, de serem aprendizes conscientes, responsáveis, respeitados, de terem ferramentas de reflexão à disposição, tudo isto vai ajudá-las muito na vida!

O site da moleque de idéias está aí do lado. Tem filmes de animação e jogos feitos pelas crianças, entre outros trabalhos, e reportagem feita pela Multirio durante o IV Congresso Internacional de mídia para crianças e adolescentes, onde as crianças falam sobre o que fazem aqui.

Bom, voltando ao texto, aí vai:

Como Superar a Falta de Tempo?

Administração do tempo: este talvez seja o maior desafio do e-Aluno.

Pergunte a quem já fez um curso online. Dez em cada dez e-Alunos falarão de dificuldades para dedicar ao curso o tempo por ele exigido.
Por que isto acontece?

Desde a infância fomos habituados a nos adaptarmos a uma "grade de horário" que determina uma hora para começar e outra para terminar de estudar, um tempo definido por outros, não por nós, sem que ninguém nos perguntasse qual o melhor horário, aquele no qual estamos mais dispostos e prontos para aprender. Não é à toa que se chama "grade": vivemos toda nossa vida escolar e acadêmica encarcerados atrás destas grades de horário estabelecidas de cima para baixo. Ao longo de anos, décadas até, nos acostumamos a esta vida de prisioneiros do tempo dos outros. Era desta forma que funcionava até bem pouco tempo atrás a Educação, sem que tivéssemos direito de escolha, sem liberdade para decidir o melhor horário para nós.

Em Educação Online, no entanto, temos este direito e esta liberdade: é o aluno quem decide a hora de começar e a hora de terminar de estudar. Neste contexto, a famosa frase "estamos condenados à liberdade", do filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre ganha sentido. É no cotidiano de um curso online que descobrimos como a vida do prisioneiro do tempo dos outros parece ser mais fácil e como ser livre pode ser doloroso.

Neste ponto preciso dizer com toda a franqueza: Educação Online não é mesmo para qualquer um. Nem todo mundo está pronto para ser tão livre, para assumir as rédeas de sua própria vida e exercer mais plenamente a liberdade e o direito de organizar seu tempo de acordo com suas preferências e possibilidades. Educação Online é para pessoas que querem e gostam de ser livres - e topam pagar o preço desta liberdade. E o preço da liberdade com relação ao seu próprio tempo é a responsabilidade sobre a organização de sua agenda diária. Cabe a você, e a mais ninguém, decidir o SEU melhor horário, a que horas começar e a que horas parar.

Escravos das grades de horário não conseguem suportar esta liberdade, estranham quando ninguém faz soar a campainha que manda "comece agora" ou "pare imediatamente", e sofrem muito para decidir e estabelecer seus horários. Mas quem disse que é fácil ser livre? Crescer também dói e não é por outro motivo que a "Terra do Nunca" atrai tanto aqueles que se recusam a amadurecer. A Educação Online oferece ótimas oportunidades para quem quer crescer pessoalmente e ser mais livre. Mas o e-Aluno precisa apreciar e querer liberdade e crescimento pessoal...

Por isto há mais do que uma questão puramente prática nesta exigência de boa administração do tempo: há uma questão de natureza existencial e filosófica que cada um deve encarar ANTES de se envolver com o chamado e-Learning. Dependendo de sua resposta a esta questão talvez seja melhor continuar vivendo atrás das grades de horário. Isto cabe a você decidir...

Se você decidir pela liberdade oferecida pela Educação Online, então precisará organizar-se para dedicar ao seu curso online o tempo que ele requer. Ou seja, vai precisar desenvolver um bom planejamento do uso do seu tempo, escolhendo e definindo você mesmo os seus horários. Para isto as orientações a seguir (que não são exaustivas) poderão lhe ser úteis:

· Analise sua agenda diária e semanal procurando identificar que atividades são menos importantes e/ou urgentes que o seu curso. Administrar o tempo é, entre outras coisas, decidir o que você NÃO vai mais fazer para poder abrir espaço para o que você QUER e/ou precisa fazer. Os dias continuarão tendo 24h: alguma coisa deixará de ser feita para que você possa fazer o curso. Podem ser atividades de lazer, de descanso, profissionais ou familiares. Decida o que ficará para depois do curso, aquilo que você não mais fará em função do curso. Se for o caso, comunique aos diretamente afetados por esta sua decisão que você deixará de fazer o que esperavam que você fizesse.

· Identifique claramente a carga horária estimada para o curso que você vai fazer. Se esta informação não estiver clara, procure os responsáveis pelo curso e obtenha a informação mais precisa possível de ser obtida. Sobre esta carga horária acrescente mais 50% de modo a prever tempo para atividades adicionais decorrentes do curso, especialmente para o caso de você desejar aprofundar o estudo de algum ponto ou tópico do curso.

· Calcule a média de tempo diário ou semanal que você precisará dedicar ao curso, a partir da carga horária acrescida dos 50%, e distribua pelos dias e semanas esta carga de tempo delimitando muito claramente os horários que você vai separar para estudar.

· Informe claramente às pessoas que estarão com você nos horários que você agendou para estudar que nestes horários você não estará mais disponível para outras coisas, apenas para realizar as atividades relacionadas com o seu curso.

· Na medida do possível organize seu espaço de estudo de modo a evitar interrupções: desligue o celular, deixe o telefone para ser atendido pela secretária eletrônica ou por outras pessoas, feche a porta, desligue rádio ou TV, não deixe que o interrompam. O tempo para estudo será tão mais produtivo quanto menos interrompido você for.

· Freqüentemente o local de trabalho é um péssimo local para estudo - e em alguns casos até mesmo um lugar ruim para se trabalhar e produzir. Pessoas entram e saem a toda hora, o telefone toca nos momentos menos oportunos, você é chamado para reuniões que nem sempre são produtivas. Locais de trabalho podem ser um inferno de improdutividade. Sempre que possível evite estudar no local de trabalho. Se for impossível evitar, veja se consegue um espaço mais isolado, informe claramente a seus colegas que naquele horário determinado você não está disponível para outras atividades que não as diretamente relacionadas a seu curso e solicite sua colaboração para que você não seja interrompido naqueles horários.

· Se o curso é oferecido pela própria empresa, converse com seu chefe ou diretor a respeito disto e obtenha dele a liberação de tarefas ou de responsabilidades nos horários agendados e durante o seu período de realização. Combine com seus superiores, colegas e subalternos seus horários de estudo e procure garantir que, durante o período do curso, você não seja sobrecarregado de atividades que lhe impeçam de dedicar ao estudo o tempo necessário.

· Deixe espaço para alguma flexibilidade: imprevistos acontecem e se sua agenda não estiver tão rigidamente organizada você conseguirá transferir e encaixar horários com mais facilidade quando precisar.

Você pode começar separando hoje mesmo algum tempo para organizar sua agenda para o período do curso. O tempo investido nesta providência reverterá para você sob a forma de redução da ansiedade e mais tranqüilidade.

Um abraço,

Wilson Azevedo
http://www.aquifolium.com.br/wilson.azevedo
wilson.azevedo@aquifolium.com.br

Marcadores:

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 7:27 PM