historinhasdamoleque

sexta-feira, julho 02, 2010

Rejeição.

Os três estão tratando mal o João, cada qual ao seu modo. E eu levei um soco no peito ontem com uma certa força, e apelei por enquanto para o "Não faz isso não, eu não gosto que faça isso comigo não." Mas não empurrei de volta. Os meninos estão tratando mal o João, e de diferentes maneiras reproduzindo o "Afaste-se." O afaste-se que a gente vê na sociedade fica evidente nas crianças:

1) O Emmanuel é o mais cabeça, mas empurra na partida. Ontem João chegou no computador que estava usando e foi empurrado pelo Emmanuel que já teve aquele computador como dele. Agora é o João que, tendo usado este computador por duas vezes seguidas, acha que o computador é dele. Então chegou ontem já pegando no mouse, passando por cima do João Emmanuel. Que empurrou o João para longe dele. Intervi, apontei outro computador para o João, ele usou. O que fica é que podemos repartir. Os dois podem. Os dois podem alternar o uso do recurso. É bom este desapego, eu acho.

2) O Vitor, mais expansivo, fala tudo o que vem à cabeça. "João é maluco. Mas ele é maluco, ué." E por aí vai, mil e uma maneiras de provar que o João é maluco, porque isso, porque aquilo. E diz como incomoda, mesmo quando ele não está incomodando ninguém. E ontem pediu por duas vezes para que o João parasse de fazer barulhos irritantes, como o som do Kid Pix ou da Coleção Pense Brincando. Logo ele, Vitor, que fala alto à bessa, sempre falou, sempre muitos decibéis acima do povo, e sempre amado. Quando incomoda, a gente pede para ele baixar a voz. A gente pede para ele. Então, a minha proposta é que ele peça para o João, que ele fale com ele.

3) O Gianluca fica mandando regras: "- Você respeite a Leila. Você respeite ela." E eu peço que ele interaja de formas diferentes também, não só na linha do controle, mas da brincadeira juntos, do sorriso, do olhar. Da troca.

Para mim também está difícil ainda, mas está cada dia com mais passado. Mais relacionamento acumulado. Ontem quase gostei porque pareceu que João não viria. Mas ele veio e eu aceitei. É uma forma de exercitar amor, humanidade, conhecimento. Nós dois. Eu e o João. Nós 5, Eu, João, Emmanuel, Vitor e Gianluca. 5 nós.

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 10:38 AM