historinhasdamoleque

quinta-feira, maio 25, 2006

Refletindo 2, 3 e 4

Uma das fotos da animação com massa de modelar feita por Luisa (8) e Mônica (11). Uma história onde o tubarão come o leão marinho.



Sobre decisões democráticas

Eu tenho uma questão com relação ao assunto das decisões. Vi um filme, Doze homens e uma sentença, que retrata bem o que penso sobre decisões tomadas no voto, principalmente em ambientes de aprendizagem. No filme, jurados numa sala batalham com palavras, raciocínio e moral para chegar a um consenso sobre a sentença que seria conferida ao réu. O interessante é que, no início, 11 eram a favor da condenação e apenas 1 era a favor da dúvida, portanto a batalha é boa! No final, todos chegam a um consenso de que não há provas suficientes para condená-lo e ele é absolvido, ou seja, caminham na direção totalmente oposta juntos, por construção coletiva!
Eu acho que, na escola, deve se buscar o consenso sempre que possível, e em último caso, que acontece por várias razões, apelar para a sorte, ou para a palavra de um considerado mais sábio, ou até para o voto (mas eu tenho medo das maiorias).

Sobre o espaço de alimentação

É muito comum nas escolas exisitir uma equipe de profissionais que prepara todo o almoço/lanches, que sirva as crianças, lave os pratos, e decida/pense por elas o cardápio. Esta decisão implica em empobrecimento das oportunidades de desenvolvimento das crianças! O espaço do alimento é ideal para despertar reflexões as mais diversas, sobre relações de trabalho, sobre tudo que acontece no fogão, sobre o corpo, sobre a escolha do alimento... Não precisa virar obrigação, mas muitas crianças gostariam de que esta fosse a sua "sala de aula"principal. O Jamie Oliver, um cozinheiro inglês, afirmou que as crianças da geração atual estão morrendo antes de seus pais! E um dos motivos pode ser a péssima alimentação - barata, fácil de preparar (as merendeiras só esquentam), mas terrível para a saúde. Um prato de quente, frio, doce, crocante, colorido, com flor, fruto e variedade, é sustituído pelo amarelo e vermelho das massas, lazanhas, queijos, nuggets, batatas-fritas etc etc. No programa que o Jamie Oliver apresentou, foi impressionante ver as diferentes reações das crianças a figuras de vegetais e a figuras representativas de redes mundiais de lanchonetes.

Sobre motivação para aprender

É muito comum não haver movimentos organizados em termos de formação continuada por parte dos professores (e dos alunos também). E isto é apenas um reflexo de desmotivação! Muitas vezes os professores não gostam de estudar, não têm interesse pela vida, pelo conhecimento e às vezes nem por crianças ou por processos de aprendizagem. Outro fator que creio ser mortal para a aprendizagem é um ambiente de baixo interesse também por parte das crianças. Muitas vezes as escolas dão mais valor ao quê está sendo apresentado do que ao aprendiz, e aí vai ficando todo mundo muito desmotivado. E aí é um colocando a culpa no outro que é uma coisa interessante de observar.

Marcadores: ,

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 9:32 AM