Motivos
Fase de jogo construído por Ulisses, 9 anos.
Motivos para não ficar parado. Será que o desejo sempre vem da carência? Muito do tempo que se perde na escola é devido a desinteresse geral, por razões variadas. Uma delas é a separação total entre o que acontece na escola e o que está acontecendo na vida. Todo mundo reclama disto quando é estudante, mas parece que não encontramos alternativas e continuamos a repetir a mesma fórmula, sejamos pais ou professores. O desinteresse atinge a todos, até mesmo as crianças. Todos obrigados a rotinas que não querem cumprir, estudando assuntos que não querem estudar, mas fingindo que está tudo bem, ou conformando-se diante do imutável.
Um ponto a favor de tentar mudar é a imensa folga que há no tempo de escola. As crianças ficam 4, 8, 12, 15 anos na escola e há tanto desperdício e repetição que é possível errar e corrigir rumos no processo de mudança e ainda assim conseguir resultados muito superiores.
Que resultados superiores? Um tempo melhor para todos, com vibração, alegria de conhecer, superação, troca, progresso, um tempo de reflexão sobre o progresso, tempo de ler, de ver, de relacionar, de criar, de emocionar-se, de entediar-se, de sair do tédio. E de construir seres mais conscientes e sinceros consigo mesmos, que não desaprendam a dizer se estão gostando ou não de algo, que saibam respeitar por estarem sendo respeitados.
Não é uma utopia, é perfeitamente possível. Não é criar um mundo de bonzinhos, mas de pessoas que encaram o mundo como ele é, e que tentam criar seus próprios mundos novos, e que sabem lidar com a vida com maturidade e informação. Que reconhecem valores familiares, limites, e que criam suas próprias saídas, e que, de preferência, valorizem o conhecimento e o afeto.
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