historinhasdamoleque

sexta-feira, março 27, 2009

Interface, aos 4 anos de idade.




Emanuel, 4 anos, tentando se comunicar com o computador. Primeiro respondendo a um "clica aqui", foi com o mouse lá perto. Depois, prá me mostrar o que ele achava que servia prá cantar, que era o que ele queria.

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 11:21 AM 0 comments

quinta-feira, março 26, 2009

Vitor Nunes





Eu disse que a impressora nova imprime a laser e se cair água não estraga. Ele havia trazido uma garrafinha d’água, o que suscitou o assunto de cuidados com água, equipamentos e tintas.

Planejou para fazer o teste para ver se realmente a impressão a laser não manchava com água: “Vou fazer um Kid Pix qualquer aqui e imprimir.” Fez tudo sozinho, do login como moleque1 à impressão. Adorou fazer o teste, gotinha na minha mão (”Que eu tenho muito medo de derramar...”), ficou muito impressionado com a impressora, com a qualidade da impressão. Depois mostrou para a mãe. Mostrei os cartuchos de toner para ele. Falamos em InkJet, LaserJet.

Quis imprimir mais. Explorou ferramentas e gostou demais de fazer as espirais: “Sinistro! Esse é sinistro!" “Olha isso! Um homem saindo do buraco!” “Olha minha mola! É uma mola colorida, percebeu?”

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 6:33 PM 0 comments

quarta-feira, março 18, 2009

Uma das palestras mais bonitas que já vi na vida.

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 9:56 AM 0 comments

terça-feira, março 17, 2009

Idéia de Daniel.



Daniel comprou uma camiseta da Moleque e ficou tão feliz que teve essa idéia aí. Mandou pros meus recados no Orkut e já está bolando as peças aqui na Moleque. Eu adorei o "boné, chinelo, short", porque é muito do mundo dele. Ele sempre vem de short e chinelinho. :)

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 1:39 PM 0 comments

Passeio por São Paulo - outras imagens.




O restaurante do patrocinador do passeio, a vista a partir do viaduto do Chá e a faculdade de Direito.
Estes passeios acontecem semanalmente e fazem parte de uma iniciativa para recuperar o centro da cidade de São Paulo. Para saber mais: vivaocentro.org.br

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 1:11 PM 0 comments

Passeio por São Paulo - "Batalha da Rua Maria Antônia", outubro de 1968






Segundo reportagem da revista Veja de 9 de outubro de 1968, "Paus e pedras, bombas Molotov, rojões, vidros cheios de ácido sulfúrico que ao estourar queimavam a pele e a carne, tiros de revólver e muitos palavrões voaram durante quatro horas pelos poucos metros que separam as calçadas da Universidade Mackenzie e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Exatamente às 10 e meia da manhã do dia 2, quarta-feira, começou a briga entre as duas escolas. Porque alguns alunos do Mackenzie atiraram ovos em estudantes que cobravam pedágio na Rua Maria Antônia a fim de recolher dinheiro para o Congresso da ex-UNE e outros movimentos antigovernistas da ação estudantil, a rua em que vivem as duas escolas rapidamente se esvaziou. Formaram-se grupos dos dois lados, dentro do Mackenzie, onde estudam membros do Comando de Caça aos Comunistas (CCC), Frente Anticomunista (FAC) e Movimento Anticomunista (MAC); dentro da Faculdade de Filosofia da USP, onde fica a sede da ex-União Estadual dos Estudantes. As duas frentes agrediram-se entre discursos inflamados e pausas esparsas. Ao meio-dia a intensidade da batalha aumentou, porque chegaram os alunos dos cursos da tarde. O Mackenzie mantinha uma vantagem tática - os seus prédios ficam em terreno mais elevado e são cercados por um muro alto. A Faculdade da USP está junto à calçada, num prédio cinzento e velho, com a entrada principal ladeada por colunas de estilo grego e duas portas laterais. A fachada não tem mais que 20 metros. Seu único trunfo: uma saída na Rua Dr. Vila Nova, perpendicular à Maria Antônia, bem defronte à Faculdade de Economia, também da USP. Nessa quarta-feira, uma enfermaria improvisada no banheiro da USP atendeu a seis feridos. Dois alunos do Mackenzie também se machucaram. Na rua, os estudantes da USP apupavam os do Mackenzie: "Nazistas, gorilas!" E os mackenzistas revidavam: "Guerrilheiros fajutos!" Às 2 da tarde a reitora do Mackenzie, Esther Figueiredo Ferraz, pediu uma tropa de choque - 30 guardas-civis - para "proteger o patrimônio da escola". Quando a polícia chegou, os estudantes se dispersaram. Houve uma trégua..."

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 1:08 PM 0 comments

Passeio pelo centro de São Paulo.


A reunião dos Românticos Conspiradores em São Paulo nos proporcionou um passeio noturno com um guia muito inspirado. Passamos por vários prédios significativos para a educação e terminamos a noite comendo pizza no edifício Copam. Muita informação nova, 2 horas andando, muita visão de prédio, de viadutos, de coisas que eu nunca tinha visto antes. Gostei demais do passeio, e a pizza estava sensacional. Durante o passeio, além dos bons momentos houve alguns meio constrangedores, como por exemplo ver a quantidade imensa de pessoas na rua e a moça bêbada que queria comida ou dinheiro e ganhou um papelzinho sobre a excursão, rasgou com raiva, reclamou. E um momento que achei engraçado demais: como a gente andava atrás do guia com a bandeira e estávamos todos de colete, uma mulher pensou que fôssemos MST e gritou "Vocês não tem terra não? O Brasil tem tanta terra!"

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 11:12 AM 0 comments

quarta-feira, março 11, 2009

E se a gente subir na laje?









Minha querida amiga Maria Mattos está expondo sua arte. A abertura da exposição foi no dia 10/03, às 19h. Eu gostei muito, teve som, teve gente simpática, foi ótimo! Lá pelas tantas o chocalho que eu estava usando abriu e caíram quase todas as bolinhas cinza num chão de granito cinza. Dei por perdidas, mas para minha surpresa muita gente começou a catar e vir me entregar! O campeão em recuperação de bolinhas foi o menino que está aí tomando água. O chocalho ficou legal e eu toquei à bessa.

Exposição da Maria:
Período:
11 de março a 13 de abril de 2009
Das 10 às 17h

Local:
Sala José Cândido de Carvalho,
Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá - Niterói

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 2:54 PM 0 comments

terça-feira, março 10, 2009

Mas eu acho bonitinho...

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 12:25 AM 0 comments

quarta-feira, março 04, 2009

Vê se não é prá eu ficar feliz!


Mariana e Marcela têm 10 anos. Mariana tem um blog, o link está aí ao lado. Esse registro é foto de tela da minha lista de eventos no buddypoke do Orkut.
As crianças que usam máquinas digitais para a mente escrevem muito. É uma geração que usa muito mais a escrita do que a minha jamais usou no dia-a-dia. Eles escrevem toda hora e de tudo que é jeito. Se viram. A velocidade deles é grande.

E o que está escrito nestes dois bilhetes? É uma emoção ver que elas gostam do lugar onde estudam. E que se sentem bem com a gente!
:) ;) :)

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 11:26 PM 0 comments

“Tô amando aqui!"

“Tô amando aqui! Quero vir todo dia! Bota no difícil prá mim!"

Assim se expressou uma menina de 6 anos que esteve na moleque de idéias pela primeira vez hoje. Isto depois de estar há apenas uns 15 minutos.
E o "bota difícil" ela mesma "botou", depois que eu mostrei o controle na tela e como mexer nele. Menina competente, bom controle de mouse, muito esperta. Gostou mesmo, gostou o tempo todo.
Muito bom isso.
:)

Share |
posted by Leila País de Miranda @ 9:01 PM 0 comments