www.mundocanibal.com.br
Um aluno de 7 anos trouxe o endereço do site todo contente, querendo mostrar para todos os colegas. A parte de entrar até que foi legal. Ele não conseguia escrever sozinho e o endereço acabou sendo uma construção coletiva. Também era bacana o fato dele falar para os outros que podiam esperar um pouco, "brincartrabalhar" nos seus computadores, porque o que ele queria mostrar estava carregando. Quando finalmente começou era uma animação em flash chamada "avaiana de pau" com locução engraçada, imitando criança.
Senti um misto de vontade de rir com horror e desagrado, nojo, e um certo medo também, quando vejo o que as crianças vêem. No caso do menino que trouxe a informação, foi um tio dele, adulto, que apresentou o site.
Por mais que eu queira não ser exagerada, é muita violência! É dedo sangrando, ficando no osso... Parece Tom e Jerry ou Coyote e Bip-Bip elevado à 10a. potência, como se os matadores de Tim Lopes estivessem escrevendo o roteiro.
Eles viram os filminhos, e depois fizeram suas próprias atividades, inclusive o Lucas (que trouxe a idéia), que estava mesmo construindo fases de Lode Runner (um joguinho de inteligência), com o Gustavo.
No final da aula eu fiz uma roda e pedi a cada um uma palavra que expressasse o que havia sentido assisindo àquele filme. Todos disseram "Adorei", menos o Eduardo, que desde o início não tinha gostado. Eduardo chegou a ficar meio pálido, pensei que fosse enjoar. Ele preferiu minhas palavras "nojento e desagradável".
Hoje li sobre "bullying" no site http://www.campmakebelievekids.com/Bullying.htm, Não sei o nome em português, mas deve ser algo como sadismo. Também li um outro blog - dot.dot.dot http://www.pontomidia.com.br/ricardo/ que apresentava um texto sobre gêmeos que questionava mais uma vez quem é mais determinante no comportamento - os gens ou o meio.
Será que faz mal às crianças assistir este tipo de coisa?
Será que faz com que pensemos em outros tipos de violência, mais reais, tais como fome, prostituição infantil, exploração, falta de saúde, de saneamento, de amor e vida na rua?
Será que a visão da violência transforma o bom no mau?
No momento ainda estou confusa, reflexiva, não sei bem como agir. Decidi que não vou mostrar para nenhuma criança, mas caso alguma outra chegue naquele estado do Lucas, toda feliz, querendo mostrar, não sei prever o que farei.
O que sei é que agora, não sei explicar porquê, meio com um espírito engraçado, vou baixar aqui a animação e mostrar para o Luís Eugênio e para o Nilton, meus sócios.
____________________________________
Engraçado é que ontem (escrito no dia seguinte) fui até a sala das crianças de 5 anos no Maia e a professora deles estava meio irritada com a barulheira e aí eu chamei atenção para mim e disse, brincando e me divertindo também: "Olha que existe "Avaiana de Pau", heim??"e contei a história mais ou menos.
Marcadores: historinhas, reflexãonamoleque

